Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A pregação é um meio de comunicação: ela busca transmitir uma mensagem aos ouvidos. A pregação é um instrumento de propagação: ela pretende publicar a vontade de Deus, de modo que se torne conhecida. A pregação é testemunha: o pregador não é mero preletor. Ele está profundamente envolvido e comprometido com as verdades que prega. A pregação é também instrução: ela pretende demonstrar, informar, ensinar aos ouvintes as verdades bíblicas.

 

 

Seu propósito é convencer pecadores de sua pecaminosidade, conclamar os ouvintes ao arrependimento e obediência de fé, e persuadí-los acerca da eficácia e suficiência da Graça de Deus em Cristo. Ela almeja persuadir os ouvintes com relação ao reino de Deus e ganhá-los para Cristo(1 Co. 9.19-22). Objetiva a iluminação de corações em trevas com o conhecimento de Deus(2 Co. 4.4, 6), a remissão dos pecados(Mc 1.1-4; Lc.3.3; 24; 47; At. 10.37), a salvação de pecadores (Mc. 16.15; Rm. 10.4,9,10; 1 Co. 1.21; 1 Co. 15.2, 3, 17), a satisfação da Igreja(2 Co. 11.2; 1 Ts. 2.9,12), e o progresso do reino de Deus neste mundo(Fp. 1:12).

 

Objetivo: Algumas passagens no NT revelam o caráter exortativo da pregação. Na sua primeira carta aos Tessalonissences (2.9-12), Paulo deixa claro que a pregação(κηρύσσω) (v.9). Inclui exortar(παρακαλέω), Consolar(παραμυθέομαι) – Encorajar (é admoestar) (μαρτύρομαι – insistir solenemente) a Igreja a viver de modo digno de Deus (v. 12). Em 2 Tm 4.2, O apóstolo fala da pregação em termos de corrigir(ἐλέγχω, convencer do erro expondo-o), repreender(ἐπιτιμaw, admoestar) e exortar(παρακαλέω), com  “longanimidade (μακροθυμια) e doutrina(διδαχή)”.

 

CONCLUSÃO

Resumindo, o ensino do NT, a pregação pode ser definida com proclamação verbal publicamente, solene e automaticamente dar palavra de Deus, por uma porta – voz especialmente comissionado para essa função, com o propósito de converter o coracão dos ouvintes e edificar a Igreja, com vista à promoção do Reino e louvor da glória e de Deus no mundo.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp